Primeiro Café Eco Pila é realizado com temática sobre descarbonização


26 Março 2024

No dia 26 de março foi realizada a 1ª edição do Café Eco Pila. O convidado palestrante foi Eduardo Baltar, fundador e CEO da Ecofinance Negócios, PhD em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade.

 

Com realização no Auditório Heitor Müller, na sede da ACI Montenegro/Pareci Novo, o público presente pode se aprofundar na temática Mudanças Climáticas e Passo a Passo para Descarbonização. Eduardo explicou sobre o contexto das alterações do clima, principais fontes de emissão de gás carbônico no mundo - energia elétrica e calor - e as consequências disso para a sociedade, negócios e a economia.

"Os fenômenos que pareciam tão distantes de nós, como grandes chuvas e secas em curtos períodos de tempo, já estão presentes na nossa vida e são consequência do aquecimento global", destaca.

 

Além disso, o CEO discorreu sobre o Protocolo de Quioto, um tratado internacional que definiu compromissos para reduzir a emissão de gases nocivos, e também sobre o Acordo de Paris, um pacto global em que os países signatários se comprometem a diminuir suas emissões de carbono, e a relação deles para o comprometimento de grandes instituições com a pauta até 2050.

 

Eduardo também abordou os impactos da busca pela descarbonização nas empresas, abordando tanto os riscos, como os operacionais e regulatórios, além das possíveis perdas de mercado devido a restrições a produtos poluentes. Em contrapartida, destacou as oportunidades, incluindo a inovação no desenvolvimento de produtos, a promoção da ecoeficiência, a expansão de mercado por meio de iniciativas de compras sustentáveis e os benefícios de imagem das marcas associados a práticas ecologicamente responsáveis. Além disso, mencionou a possibilidade de receita não operacional através da venda de subprodutos e créditos de carbono.

 

Baltar encerrou o evento explicando o processo pelo qual as empresas podem alcançar a neutralidade de emissão de carbono e detalhou os primeiros passos a serem tomados. Ele ressaltou a importância de iniciar o processo conhecendo as emissões de carbono do negócio por meio de um inventário e, a partir desse conhecimento, implementar medidas para reduzir ou remover essas emissões, além de alternativas para compensá-las.

 

Ao final, o especialista respondeu aos questionamentos dos participantes. 

O Projeto Oportunidades para Crescer conta com os seguintes patrocínios:

Patrocinador Diamante

Patrocinador Ouro

Patrocinador Prata

Rua Ramiro Barcelos, 1700, 2º andar • Montenegro/RS

E-mail: acimontenegro@acimontenegro.org.br

Fone: (51) 3057-4344

*Nome obrigatório *Telefone obrigatório *Telefone inválido *Checkbox obrigatório
*reCAPTCHA obrigatório
*Mensagem obrigatória