Núcleo Socioambiental da ACI apresenta o EcoPila

Durante um Café com Associado no mês de março, surgiu a seguinte pergunta: o que podemos fazer para mudar a realidade da nossa cidade? Esse foi o start para o nascimento do Núcleo Socioambiental da ACI Montenegro/Pareci Novo. Na manhã desta quarta-feira, dia 6, em mais uma edição do Café com o Associado, os integrantes apresentaram a primeira ação desenvolvida pelo grupo: o Eco Pila.

Inspirada numa ação realizada no interior de São Paulo, onde cerca de 2 mil habitantes conseguem reaproveitar mais de 4 toneladas de lixo, o Eco Pila integrará empresas e moradores da cidade, promovendo consciência ambiental, conscientizando as pessoas e mudando a realidade social. “Infelizmente não temos a cultura de reciclar. É algo que precisa ser incentivado, provocado”, explicou João Batista Dias, o Tita, coordenador do Núcleo.

Todas as quintas-feiras pela manhã, haverá uma equipe na Praça Rui Barbosa recolhendo e pesando os materiais. Num primeiro momento, serão recebidos latinhas, papelão, jornal e plástico. Como pagamento por esses resíduos, as pessoas receberão Eco Pilas, dependendo da quantidade de material entregue. Em seguida, essa moeda poderá ser utilizada em empresas locais cadastradas. Um Eco Pila será equivalente a 1 Real e o Meio Eco Pila corresponderá a R$ 0,50. Depois, as empresas poderão trocar os Eco Pilas que receberam Reais junto à Empresa Montepel. Do valor total recebido, 10% retornará ao Núcleo Socioambiental para ser utilizado em ações sociais e na  sustentabilidade do projeto.

O presidente da ACI, Karl Kindel, afirmou que o Eco Pila é uma forma simples de envolvermos toda a comunidade num projeto que pode mudar efetivamente nossa realidade. “Se comparássemos a existência do mundo a um relógio, a presença do homem equivaleria a 3 segundos. Se não fizermos algo com urgência, os estragos serão irreparáveis”.
As empresas que quiserem se cadastrar para receberem o Eco Pila, podem contatar a ACI através do telefone 3057-4344 ou pelo e-mail nucleos@acimontenegro.org.br . O primeiro evento em que a nova moeda será aceita é o The Best Mix Bazar, que ocorre nos dias 9 e 10 de novembro, na Estação da Cultura.