“Inovação não necessita de ações revolucionárias”

Inovação é o tema do evento que será realizado no dia 30 de maio pela ACI Montenegro/Pareci Novo e Unisc. No 1º Fórum sobre Desafios da Inovação no Mundo Empresarial, a palestrante será a professora Ingridi Bortolaso. Ela é sócia-Diretora da OGF Consulting e tem mais de 10 anos de experiência em consultoria nos temas: estratégia empresarial, redes de cooperação e gestão da inovação. Nesta entrevista ela adiantou alguns pontos que serão abordados no Fórum. Confira:

 

ACI – O que evidencia que as empresas precisam investir no novo? Quais os riscos da inércia?

Ingridi – Mudanças no cenário econômico, político, legal, tecnológico e social decorrentes da globalização. Como a redução do ciclo de vida dos produtos e a mudança de paradigma da competição para cooperação/colaboração evidenciam que as empresas precisam incorporar práticas diferenciadas para manterem-se no mercado e continuarem crescendo. Muitas vezes a organização torna-se resistente às mudanças – o que também chamamos de inércia estrutural – essa inércia pode ocasionar a perda de competitividade e consequentemente mercado.

 

ACI – A inovação em gestão precisa necessariamente buscar alternativas revolucionárias ou pequenas ações fazem diferença?

Ingridi A inovação em gestão pode ser considerada apenas uma possibilidade de inovação. Há muitas outras formas de inovar. Assim, não precisa concentrar-se em grandes investimentos ou ações revolucionárias. Muitas vezes pequenas atitudes para o mercado são enormes e inovadoras para a empresa. Neste ponto, reside um conceito central – a inovação a partir de qual visão: do ponto de vista do mercado ou do ponto de vista da empresa? Muitas vezes a inovação não é considerada porque há uma visão ultrapassada sobre inovação e desconhecimento de ferramentas que ajudam colocá-la em prática.

 

ACI – Quais processos devem ser dispensados/substituídos por empresas que buscam a inovação?

Ingridi – Não existe uma fórmula pronta. Cada empresa tem uma combinação única de recursos, estrutura, processos e pessoas. Além disso, a inovação é um processo que precisa ser gerenciado e isso inclui a melhor alocação dos recursos e pessoas.

 

ACI – Inovação sempre está ligada à tecnologia?

Ingridi – Nem sempre. O conceito de inovação vai além. Resumidamente: como posso pensar “fora da caixa”?

 

ACI – Quais são alguns dos principais desafios/dificuldades do empresário que busca por inovação?

Ingridi O principal desafio está no gerenciamento dessa inovação. O entendimento do conceito e a visão de que a inovação precisa ser acompanha para que de fato ela cause o impacto desejado.

 

A palestrante

 

A professora Ingridi Bortolaso é sócia-Diretora da OGF Consulting. Ela tem mais de 10 anos de experiência em consultoria nos temas: estratégia empresarial, redes de cooperação e gestão da inovação. Consultora e desenvolvedora de metodologia de gestão para o SEBRAE/RS. Pós-Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas, Doutora em Administração e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Especialista em Gerência de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e Graduada em Ciências Contábeis UNIFRA.

O evento

O quê: 1º Fórum sobre Desafios no Mundo Empresarial
Onde:
Sala de Treinamento da ACI
Quando:
dia 30 de maio
Quem pode participar:
evento exclusivo para associados da ACI

Comentários encerrados.