Café com Associado destaca os 10 anos do Projeto Ecomeçar, da Hexion

A ACI Montenegro/Pareci Novo promoveu nesta quarta-feira, dia 28 de março, a primeira edição de 2018 do Café com Associado, que teve como tema principal o “Ecomeçar: 10 anos do projeto social da Hexion”. Os palestrantes foram Débora Janaína da Silva, coordenadora de EHS (Meio Ambiente, Segurança e Saúde) da Hexion Montenegro, Andre Alves, Gerente Sênior da empresa na América Latina, e Fabrício Coitinho, líder de manufatura da Hexion Montenegro.

De acordo com André, o início do projeto foi uma exigência de contrapartida para a instalação da Hexion, na época Momentive, emMontenegro. Foi solicitado à empresa que fosse realizada uma iniciativa voltada especialmente para questões socioambientais. “A Hexion transformou essa demanda em algo muito maior. Não só um projeto de educação, mas o nosso projeto de responsabilidade ambiental. É a nossa forma de retribuir à comunidade tudo que recebemos nesses 10 anos. A origem foi algo que nos foi solicitado, mas virou algo muito mais amplo e bonito com o tempo”, explica Andre.

Segundo Andre, o trabalho começou apenas com escolas municipais, mas já se expandiu para algumas escolas estaduais. Além disso, conta com linhas de ação que são mais amplas do que isso, como a parceria com o Lions Clube pra limpeza do Rio Caí e uma peça Teatral, apresentada na Fundarte. “Não dá mais pra dizer que o projeto abrange apenas instituições de ensino. Hoje é bem mais amplo que isso.”

Conforme Fabrício, o maior resultado desses 10 anos de projeto é desenvolver nos jovens um novo pensamento a respeito do ambiente. “Elas desenvolvem uma consciência maior, não só de preservação do meio ambiente, mas do desenvolvimento de ações sustentáveis. Esse é o maior e melhor resultado que podíamos ter”, completa.