ACI celebra 102 anos com Jantar de Aniversário e entrega do Troféu Jacob Renner

24 Novembro 2023

Na sexta-feira à noite, 24, a ACI Montenegro/Pareci Novo celebrou seu 102º aniversário com um Jantar Especial no Porto Eventos. O público presente encheu o salão e pode desfrutar de uma noite agradável, com show ao vivo com Diogo Darkie e Banda Audio Mix e cardápio especial.

Em seu discurso de abertura do evento, o presidente João Batista Dias, reeleito recentemente para a gestão 2024/2025, ressaltou a responsabilidade que é estar à frente da entidade ao lado da diretoria. “Estamos representando vocês, empresários. Temos uma obrigação muito grande de trabalhar pelos nossos municípios, pela prosperidade da região. E atuamos junto ao governo do Estado e às prefeituras municipais para o desenvolvimento e representatividade, para fazer com que nossos empresários e cidades cresçam”, enfatizou.

Durante a festividade, também foi realizada a entrega do Troféu Jacob Renner às empresas destaques nas categorias de Serviços, Comércio, Indústria, Empresário do Ano de Pareci Novo, Destaque Político e Destaque Social. Essa premiação, realizada anualmente, é resultado de uma votação online entre os associados da ACI Montenegro/Pareci Novo, que reconhece e homenageia as organizações que se sobressaem em diversos setores.

Confira os vencedores do Troféu Jacob Renner 2023:
Serviços – EML Contabilidade
Comércio – Loja Amorá
Indústria – Poker
Empresário do Ano de Pareci Novo – Cachaçaria Hartmann
Destaque Político - Gustavo Zanatta
Destaque Social - Associação Beneficente Amor e Caridade

Premiados realizam discurso de agradecimento

Após o recebimento da honraria, o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, Destaque Político, ressaltou o esforço conjunto da administração municipal em promover mudanças significativas na cidade. “Eu tenho certeza de que sozinho não se consegue fazer todas as mudanças que estamos realizando em Montenegro. Então esse reconhecimento se estende a diversas pessoas”, pontua.

A Cachaçaria Hartmann, uma empresa familiar de 4 anos, tem sua produção feita em pequenos lotes de produtos especiais envelhecidos para um público especial.  Consciente dos desafios diários de se empreender, destaca que o reconhecimento por meio da votação de pessoas tão gabaritadas tem significativa importância. “Nossa responsabilidade é de honrar esse troféu, seguir fazendo um bom trabalho e manter a marca com ótimos produtos, cada vez mais aprimorados”.

No Destaque Social, a Associação Beneficente Amor e Caridade foi a mais votada. A entidade nasceu através do trabalho voluntário, e está fixada em um imóvel cedido pela Prefeitura Municipal de Montenegro. Atualmente, realiza atendimento diário a 50 crianças em situação de vulnerabilidade social, além de prestar assistência a 150 famílias. “Esse prêmio é muito especial, pois reconhece nossa luta, que é diária”.

No segmento Indústria, a mais lembrada foi a Poker, com 38 anos de fundação e história, que busca constantemente ampliar sua presença no setor, consolidando-se como uma das marcas mais lembradas do seu segmento no país. O agradecimento pelo recebimento do Troféu foi direcionado a todos que participaram da votação, enfatizando a honra em ser indicada no Jacob Renner. “A Poker é uma empresa que sempre busca levar o nome de Montenegro para todo o país e agora para o exterior também. Então este é um reconhecimento muito importante na cidade.”

Na categoria Serviços, quem levou o prêmio foi a EML Contabilidade. A empresa, que foi fundada em 1995, tem em sua visão contribuir com o crescimento e desenvolvimento sustentável de seus clientes e equipe. Atualmente, a contabilidade atende em torno de 200 empresas e mais de 500 pessoas físicas. “Representar a categoria de Serviço, que tem um cunho social importante, empregando muitas pessoas, é uma grande honra.”

A Loja Amorá, vencedora da categoria Comércio, comemorou seus quatro anos de existência agradecendo o apoio recebido e destacando a constante aprendizagem nessa jornada. “A Amorá é uma criança de 4 anos. E temos aprendido a cada dia com vocês, que são empresários estabelecidos, consolidados. Agradecemos especialmente a todos que votaram na gente. Estamos muito felizes.”

Quem foi Jacob Renner, que dá nome à premiação?

Jacob Renner nasceu em São Leopoldo, na localidade de Bom Jardim. Chegou em Montenegro por volta de 1886. Inciou trabalhando em uma serraria, da qual se tornou proprietário em pouco tempo. Em 1894, começou uma pequena refinaria de banha. Comprovando a veia empreendedora de Jacob Renner, em 1912, já como Refinaria de Banha J. Renner, a empresa inaugura a primeira câmara frigorífica do estado. O crescimento da empresa culminaria com a fundação do Frigorífico Renner, um dos primeiros frigoríficos do RS. Além de grande empreendedor, Jacob Renner era uma ativo participante das ações da comunidade, tendo participação fundamental na criação da ACI Montenegro, entrando para a história da comunidade como o seu primeiro presidente.

Dinâmica “Empresário na Cozinha” envolve convidados especiais para servir os presentes

Durante o jantar, empresários convidados foram envolvidos no evento e serviram as mesas dos presentes. O “Empresário na Cozinha” contou com a ajuda de Lorenzo, da HGM Sistemas; Fabrício, da Didata; Elieser, do Restaurante Biolo; Lúcia, da EML Contabilidade; Marilene e Dalton, do CGC Contabilidade; Lucas, da Technow; Toco, da Fachin e Ferla Contabilidade; e Moisés, do Sicredi, que toparam o desafio e entraram na dinâmica.